Pin It

Já se cansou de postar fotos, fazer stories para o Instagram e receber poucas curtidas e visualizações? Quer mudar isso e aumentar o engajamento? Então leia até o final que vou dar algumas dicas que vão fazer a diferença.

Eu sei que cada dia fica mais difícil devido o algoritmo do Instagram que está cada vez mais limitando o alcance das publicações, mas essas dicas realmente ajudam!

Primeiro lembre-se que para crescer e aumentar o engajamento do Instagram é necessário ter muita dedicação diária e o principal entregar conteúdo de valor de acordo com seu nicho.

Aumentando o engajamento – Use hashtags

Ao usar hashtags, suas postagens não são vistas apenas por seus seguidores, mas também por dezenas e centenas de outros usuários.

O uso de hashtags é a melhor forma de levar seu conteúdo a pessoas que realmente tem interesse nele.

E além de da muito certo em posts também da certo nos stories.

Instagram

São palavras chaves que estão relacionadas ao seu negócio.

Por exemplo, se Maria atua no nicho de maquiagem ela vai usar #maquiagem #makeup #batom #reboco etc.…

Uma dica extra é melhor colocar as hashtags nos comentários e na legenda você pode deixar umas três hashtags que seja exclusiva sua e que você quer que as pessoas usem ou também que tem tudo haver com que tá escrito na legenda.

Aumentando o engajamento – Escreva legendas melhores

Em primeiro lugar você não pode simplesmente postar uma foto e colocar na legenda um emoji, isso não traz engajamento.

E necessário construir um vínculo com seus seguidores.

Faça uma legenda legal que tenha haver com a foto sendo ela uma selfie, um detalhe, uma frase.

Você pode contar a história por trás daquela foto, um sentimento, deixar um conteúdo, dicas etc…

Você também pode se perguntar: Que tipo de legendas eu gosto de ler? Com que texto eu posso tornar essa foto ainda mais expressiva? O que meus seguidores gostariam de saber?

 

 

Aumentando o engajamento – Faça pergunta

Você pode ficar com medo de ninguém responder, eu sei também me bate esse medo.

Mas fazer perguntas é uma ótima maneira de aumentar o engajamento, experimente fazer perguntas para você ver.

Você pode ainda na legenda, no final da legenda fazer uma pergunta que esteja relacionada com o que você escreveu antes, é claro.

Também é uma ótima ideia para usar nos stories, você pode perguntar para seus seguidores o que eles querem ver no seu Instagram, você vai tá interagindo e ainda você vai poder ter ideia do que seu público mais gosta.

Instagram

Aumentando o engajamento – Responda comentários

Isso é uma coisa que muitas pessoas falham, inclusive eu que esqueço.

Mas para o Instagram crescer e aumentar o engajamento é necessário responder todos os comentários, interagir com nosso público.

E além de você criar uma conexão com sua audiência, é bastante provável que essas pessoas voltem a comentar mais vez e que sabe comentar em todos os posts né?

Aumentando o engajamento – Analise seus posts do Instagram

Para você fazer isso é necessário que sua conta seja comercial, se ainda não for é importante que você mude.

Com a conta comercial você tem acesso às estatísticas do Instagram, como nós stories, você pode ver o que teve engajamento maior, da para ver os compartilhamentos, visitas ao perfil etc.

Também você pode analisar as estatísticas de cada postagem individualmente, como o alcance, quantas pessoas viram pelas hashtags, quantas da página inicial, o número de compartilhamentos, quantas pessoas salvaram etc.

Fazendo analise de suas postagens você vai descobrir que tipo de fotos, postagem, assunto seu público mais gosta, também qual tipo de postagem gera pouco engajamento. Isso tudo para você saber o que postar.

Aumentando o engajamento – Adicione locais

Assim como as hashtags os locais também são muito importantes. Quando alguém pesquisar o local, vai ver sua postagem.

E além de alcançar novas pessoas as pessoas gostam de ver onde a pessoa está, onde tirou aquela foto.

Postagens com locais gera um engajamento maior.

Aumentando o engajamento – Interaja nos perfis do seu público alvo

Quanto mais você curtir, comentar nas fotos das pessoas mais elas vão curtir e comentar nas suas fotos também.

É muito importante você tirar um tempo para está curtindo e comentando um comentário legal nas postagens de outras pessoas.

Uma maneira de você fazer isso é escolher uma hashtag que seu público alvo costuma postar, vai curtindo as postagens, fazendo um comentário inteligente como, por exemplo, ao invés de comentar “legal” comente “Você é muito criativo” “amei seu post, me ajudou muito”, e dê sua opinião própria sobre o que você achou.

Também além de interagir nos posts do seu público, interaja também nas postagens de seus concorrentes, pois assim as pessoas que seguem eles vão ver seu comentário e pode começar de seguir. 

 

Faça stories

Apareça! Isso poste muitos stories, pode ser seu dia a dia, um tutorial do interesse do seu público por exemplo.

A história do Instagram está cada vez mais popular, as maiorias das pessoas preferem ficarem assistido às histórias a rolar o feed para ver os posts, e confesso que eu sou uma dessas rsrs.

É uma ferramenta de grande engajamento que é muito importante você usar.

E como eu disse que a maioria olham os stories ao invés das publicações no feed, então é muito importante que quando você postar uma foto, compartilhar nos seus stories para que mais pessoas vejam.

Uma dica ótima que vai fazer seus stories serem mais vistos é usar as ferramentas que o Instagram disponibiliza, como a ferramenta de perguntas, enquetes e as outras, pois quando você as usa o Instagram coloca seus stories para aparecer primeiro no Instagram dos seus seguidores.

Instagram

 

Atenção !

Tem pessoas só fazem stories quando quer vender algo, só que daí os seguidores vão pensar “nunca aparece por aqui, só apareceu porque quer vender”, e a consequência disso é que ninguém vai comprar, “Mais não vai comprar só por eu não aparecer?” Além disso, se você não bota a cara lá e chega uma vez querendo vender algo, ninguém vai comprar por não confiar em você.

Muito importante você lembrar que fazer stories diariamente não só gera mais engajamento como também faz você ganhar a confiança dos seus seguidores, você vai dar a chance deles conhecerem que é você.

Em conclusão, não cometa o erro de achar que não vale apena fazer stories por eles sumirem depois de um dia, lembre que é muito importe para seu engajamento, já anota aí se você não tem o costume de fazer stories “preciso fazer mais stories”, nem que for só um por dia, só não deixa de fazer.

.

.

.

 

Faça sua primeira venda!

Baixe o e-book primeira venda passo a passo

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

4 Comentários

  1. Ótimo post. Com a popularização do Instagram e aumento de necessidade de ser visto, esse é um ótimo assunto para se abordar.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale comigo